- Ano: 2013
-
Fotografias:Lizl Sheridan
Human.Kind Advertising é uma agência de publicidade com sede em Johannesburg, África do Sul. Eles contataram nosso escritório, PPS Interiors, para a concepção de um re-desenho conceitual de sus espaços internos.
A tarefa era criar espaços lúdicos que mantivessem um grau de profissionalismo, incorporando um clima Sul Africano único.
Os principais problemas que identificamos nos espaços existentes era a falta de coerência no projeto, espaços escuros e ambientes de escritórios muito segmentados que impediam o fluxo confortável de um espaço para outro.
O edifício é uma antiga casa em Johannesburg que fora convertida em escritórios há algum tempo e essa conversão é a principal causa dos problemas abordados.
Com isto em mente, nosso maior objetivo era abrir o edifício para que mais luz pudesse adentrar nos ambientes, criando um diálogo dinâmico entre os espaços que até então não se relacionavam uns com os outros. Utiliza-se divisórias que fluem através dos espaços, conectando a recepção à principal sala de reuniões, conformando um banco de espera na recepção e ocultando a porta do banheiro dos clientes, de forma a alcançar uma grande conectividade entre os ambientes.
Era importante lembrar as origens coloniais do edifício, homenageando-as através de um ponto de vista contextual, no entanto, o mais importante era integrar essas raízes coloniais com a cultura contemporânea da África do Sul, celebrando, desta forma, a diversidade da nação. Alcançou-se isto através da combinação de componentes europeus tradicionais, como padrões de papel de parede, com texturas tradicionais africanas, como as cercas ripadas utilizadas nas escadas.
O recorte da África do Sul na recepção mostra as 9 províncias do país. Próximo a este, estão escritas as boas vindas em cada um dos 11 idiomas oficiais falados na África do Sul. A cor da saudação corresponde á cor da província na qual a língua é falada.
A biblioteca/sala de encontros foi projetada buscando criar um espaço versátil no qual pode-se relaxar ou se encontrar para uma pequena reunião. A mesa e os assentos se dobram e formam um grande banco que pode ser usado para relaxar e ler um livro. Desdobrando-se a mesa e os assentos, revela-se as prateleiras da biblioteca e o espaço se transforma em uma pequena sela de encontros.
No pavimento superior, a segunda sala de reuniões faz muito uso de cores e texturas para criar uma relação dinâmica entre o antigo e o novo. Elementos como as cadeiras e o padrão da parede, combinados com as cores e texturas vibrantes dos revestimentos de madeira, do concreto polido e das divisórias criam um espaço lúdico e ao mesmo tempo coerente.